quarta-feira, 22 de outubro de 2008

domingo, 12 de outubro de 2008

DIA 12 DE OUTUBRO-NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA



Nossa Senhora da Conceição Aparecida


No Brasil, estado de São Paulo, encontra-se a cidade de Aparecida do Norte. Ela é, sobretudo, conhecida como o principal santuário mariano nacional para onde convergem peregrinos provenientes de todo o país, rumo à Basílica da Virgem Imaculada, Nossa Senhora de Aparecida, santa Padroeira do Brasil.



Porquê o nome de Nossa Senhora “Aparecida” para a Imaculada Conceição?

Tudo começou no século XVIII, quando alguns pescadores, habituados a lançar as suas redes no rio Paraíba, perto de São Paulo, certo dia do ano de 1717, apanham uma estátua sem cabeça no meio da sua pescaria... Ao lançarem novamente as redes, retiram a cabeça da estátua: pareceu então que se tratava de uma Virgem Negra... Diz a lenda que quando os pescadores pescaram o corpo e depois a cabeça, a silhueta frágil da Virgem Aparecida se tornou extremamente pesada. Eles não conseguiram levá-la para lado nenhum.



Depois disso, na tradição religiosa brasileira, a Virgem Aparecida, sob o vocábulo da sua Imaculada Conceição, é a Santa Mãe, padroeira das mulheres grávidas e dos recém-nascidos, dos rios e do mar, do ouro, do mel, da beleza e da sedução. No decorrer dos anos a devoção à Virgem imaculada “aparecida” tem vindo a aumentar e numerosas graças foram obtidas. Em 1737, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela para os fiéis.



Uma Basílica gigantesca para a Santa Padroeira do Brasil

Em 1834 deu-se início à construção de uma igreja maior, que veio a ser a "velha Basílica" quando, em 1955, se empreenderam os trabalhos da gigantesca "nova Basílica", por decreto do Vaticano, em 1884, por ocasião do primeiro cinqüentenário da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, Nossa Senhora de Aparecida foi coroada pelo arcebispo de São Paulo, em presença do Núncio Apostólico. No dia 16 de Julho de 1930, nova homenagem da nação a Nossa Senhora de Aparecida que foi então solenemente proclamada santa padroeira do Brasil, em presença de todas as autoridades civis e religiosas do país.Nesse dia, o Cardeal Leme, Arcebispo do Rio de Janeiro, pronunciou a consagração do Brasil à Santa Virgem Aparecida.



Entretanto, até por volta de 1950, Aparecida permanece uma modesta aldeola onde se instalaram os religiosos Redentoristas. Eles chegaram lá em 1893, vindos da Província de Munique na Alemanha e aceitaram a responsabilidade do santuário de Nossa Senhora de Aparecida, fazendo assim dele a primeira paróquia redentorista da América Latina. É nos meados do século XX, em 1955, que é construída a atual - e imensa - nova Basílica.



O segundo santuário Mariano mais freqüentado do mundo!

Gigantesca, Nossa Senhora de Aparecida o é, com efeito, com a sua torre de 100 metros de altura, a cúpula de 70 m, a nave em forma de cruz grega de 173 m de comprimento por 168 m de largura, perfazendo uma superfície total de 18 000 m quadrados! A sua capacidade permite acolher ... 45000 fiéis! Pelas suas proporções, Nossa Senhora de Aparecida é a segunda maior basílica do mundo, após a Basílica de São Pedro em Roma! Em 1980, O Papa João Paulo II concedeu-lhe o título de "Basílica menor".Tendo-se tornado na Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida é entre outras coisas o lugar de peregrinação dos trabalhadores que se realiza todos os anos no dia 7 de Setembro, dia da festa nacional.


Nossa Senhora de Aparecida é também o segundo santuário Mariano mais visitado do mundo!